Como ter mais lucro com o meu restaurante?

Margem de Lucro

Antes de saber como, é preciso entender o que é a margem de lucro e como ela funciona. A margem de lucro nada mais é do que o indicador de quanto seu restaurante ou estabelecimento está obtendo de rentabilidade de forma percentual, servindo também assim para a determinação de valores dos produtos a serem vendidos. A porcentagem ideal de lucro para restaurante é de 20%, isto é, o valor de todo o lucro deve ser 20% a mais do que o valor de todas as despesas a serem pagas, incluindo o salário dos funcionários, aluguel do local, divulgação, entre outras.

Uma vez que você entendeu como funciona a margem de lucro, agora é necessário saber como aumentá-la no seu negócio, otimizar suas vendas e gerar mais rentabilidade.

Como ter mais lucro?

Primeiramente é essencial que você conheça seus próprios clientes, faça um estudo de análise considerando qual o padrão de consumidores de seu restaurante, quanto tempo levam para pedir e receber o pedido, o que mais consomem, o que costumam não gostar. 

A qualidade e agilidade no atendimento se torna um fator primordial para a satisfação dos clientes, por isso deve ser observado com bastante cautela.

A diminuição de gastos irrelevantes também é outro ponto valioso para aumentar a margem de lucro. Exemplos como retirar certos ingredientes que não são muito requisitados nos pratos mais vendidos, analisar se a parte operacional pode utilizar um método com mais custo-benefício, checar se realizar uma mudança para produtos mais baratos em alguns setores do estabelecimento afetaria ou não na qualidade do local. Fatores que podem aparentar ser gastos mínimos, mas que somados num contexto geral mensalmente podem afetar diretamente o seu lucro.

Pratos que trazem lucros

Além disso, saiba quais são os pratos mais rentáveis em seu cardápio, a partir disso, analise se há algum produto que não tem uma margem de lucro alta, mas que é muito solicitado, podendo acabar deixando-o no prejuízo e perdendo assim também uma oportunidade de lucrar em cima dele. 

Se isso acontecer, a solução seria adaptar esse prato de uma nova forma que fosse mais rentável e pudesse trazer assim um aumento na margem de lucro.

Seguindo outros caminhos

Outro serviço que também auxilia positivamente no crescimento do lucro de um restaurante é o delivery. Porém, inicialmente é importante analisar qual aplicativo cobra menos da porcentagem do lucro que você vai gerar, para não prejudicar o valor geral da sua margem.

Cuide bem da clientela 

Outro aspecto fundamental para se obter mais lucro é a qualidade e rapidez no atendimento ao cliente. Tenha em mente que a sua equipe deve estar treinada e preparada para que a dinâmica com os clientes seja eficiente, fazendo assim com que fiquem satisfeitos e consequentemente garanta o aumento de seu lucro. 

Este fator também está diretamente ligado à imagem do seu restaurante, isso influencia no aumento ou diminuição das vendas, por isso é tão importante que o estabelecimento tenha uma boa avaliação no máximo de setores possíveis para ser bem-visto, e assim, mais frequentado e falado.

Use promoções de forma estratégica

E por fim, ter uma programação de promoções é outra forma de lucrar em seu restaurante. As promoções podem ser semanais ou mensais, temporárias ou permanentes, mas elas devem definitivamente estar na rotina do seu negócio. 

A tendência é que isso se torne um meio de atração de mais clientes e aumente a quantidade de pedidos solicitados, levando ao crescimento do faturamento do restaurante. Utilize a criatividade fazendo a criação de conjuntos de pratos principais com outros acompanhamentos por um preço relativamente menor do que a soma dos itens separados.

Uma ajuda para aumentar os Lucros

Agora que você já sabe como ter mais lucro com o seu restaurante, o Grupo Puma pode te ajudar a estruturar isso da melhor forma. Podemos te ajudar com estratégias e questões de contabilidade da sua empresa, cuidando também assim da saúde financeira do seu negócio. 

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